A firma Jeremias de Macedo & C.ª, Lda. foi constituida em 1986, surgindo para dar continuidade a uma tradição de mais de 30 anos no sector da construção civil e obras públicas.

O fundador, Jeremias de Macedo, começou por se dedicar à comercialização de madeiras, passando depois pela instalação de uma unidade industrial de selecção e britagem de pedra. Desta forma seguiu-se uma estratégia de verticalização.

Foi em 1986 que os seus cinco filhos constituíram uma sociedade com o capital social de 50.000.000 de Escudos, dando continuidade às actividades anteriormente iniciadas. A partir dessa data a empresa foi sucessivamente passando por uma profunda remodelação e expansão, desde a renovação do parque industrial aos serviços administrativos.

Adquiriram-se centrais betuminosas para a pavimentação de estradas, o parque de viaturas e equipamento foi melhorado e aumentado, assim como os seus quadros técnicos e administrativos.

O investimento foi sempre uma prioridade da política empresarial de Jeremias de Macedo & C.ª, Lda.

A compra de equipamentos, para substituição dos considerados ultrapassados, está na primeira linha de acção, com vista à rentabilidade dos produtos produzidos e à execução das obras.

Em 1998 procedeu-se ao aumento do capital social para 315.000.000 de Escudos. Ainda neste ano, em associação com a Construções Gabriel A. S. Couto, S.A., a empresa adquiriu uma participação de 50% na firma Abrical, Lda. com sede em Miranda do Douro. Esta aquisição prende-se com o facto de as empresas terem interesses comuns na exploração de inertes de pedreira, para a execução de algumas obras nesta zona do país.

No ano 2000 a empresa reforçou o seu Capital com um aumento para 601.446.000 de Escudos, equivalente a 3.000.000 de Euros.

Nos finais de 2004 a Jeremias de Macedo & C.ª, Lda. iniciou o processo de internacionalização, apostando no mercado angolano, fundando a sociedade VIAS XXI – Engenharia, Construção e Exploração de Inertes, S.A., sociedade de direito angolano, da qual detém 50% do capital social. Em 2008, ainda em Angola, a Jeremias de Macedo & C.ª, Lda. funda a Jeremias de Macedo – Angola, S.A. com 80% do seu capital, dedicando-se principalmente à exploração de pedreiras e produção de agregados.

Paralelamente à actividade da Construção Civil e Obras Públicas, os sócios têm outra firma - a Sociedade Vitícola Foz do Távora, Lda., que opera no sector da produção e comercialização de vinhos do Porto e Douro, assim como de azeite. Com uma área de plantação de cerca de 130 hectares, adega própria e marcas próprias (Quinta do Filoco, Filoco e Cincho), são há muitos anos uma referência da Região Demarcada do Douro.

quem3

quem3

sr_jeremias_macedo

JEREMIAS DE MACEDO

FUNDADOR 

Nascido em 1 de Abril de 1917 e falecido em 11 de Novembro de 1997, Jeremias de Macedo foi o que se convencionou designar de “self-made man”.

De simples trabalhador rural nas vinhas das encostas do rio Douro, tornou-se num empresário de referência regional, com um largo espectro de negócios, que foram da extracção de madeiras, à exploração de pedreiras, passando pelas obras públicas, construção civil, chegando à produção de vinhos do Porto e Douro.

Munido de um carácter férreo, de um dinamismo invulgar e de uma capacidade de trabalho notável, foi construindo um património invejável, mas, mais do que isso, granjeou amizades e reconhecimento por todos com quem contactou.

Tendo como suporte e conselheira a sua esposa, Maria Antónia, legou aos seus filhos mais do que negócios e património. Legou um nome de família admirado e respeitado, que importa preservar e dar como exemplo às gerações vindouras.